Empresarial Questor Negócio
controle de comissão de vendedores

Como fazer o controle de comissões de vendedores com um sistema de gestão empresarial

Atuar com comissionamento de vendedores é uma excelente estratégia para o empreendedor que quer alavancar vendas, gerar mais lucratividade na operação e também motivar a equipe comercial. Para isso, ter regras bem definidas, além de um controle de pagamento de comissões eficiente, é a chave para o sucesso.

Ter um sistema de gestão de contratos te permite realizar o pagamento de comissões com simplicidade, sendo assim, ele é fundamental para manter o fluxo de caixa organizado e não prejudicar o financeiro. Além disso, organização é tudo em um negócio que busca prosperar.

No Questor Negócio, sistema de gestão financeira da Questor, ideal para prestadores de serviços que operam com contratos, inclusive os recorrentes, é possível realizar o controle de comissões para vendedores a partir de dois modelos, vamos conhecer um pouco mais sobre cada um deles?

Gere o pagamento de comissões através do contas a pagar

Gerar o pagamento de comissões através do contar a pagar é considerado o formato ideal para empreendedores que possuem representantes comerciais, por exemplo.

Isso porque os representantes comerciais não fazem parte do quadro interno de funcionários. Por serem prestadores de serviço externos, o pagamento de comissões é considerado uma despesa operacional. Por isso, o caminho mais adequado é realizar esse pagamento por meio do contas a pagar, da mesma forma que acontece com outros fornecedores.

Além disso, ao usar o contas a pagar, você organiza os lançamentos como despesas específicas, separando claramente os custos operacionais. Isso permite classificar corretamente os gastos, facilita o acompanhamento no fluxo de caixa e garante uma gestão financeira mais estratégica e precisa.

Pagamento de comissão através do contrato

Outra forma de fazer o pagamento de comissões é através do contrato, com isso o valor não é projetado no contas a pagar. Vou explicar melhor: Quando a comissão é paga diretamente pelo contrato, ela não passa pelo contas a pagar. Isso significa que o valor da comissão fica vinculado ao próprio contrato do cliente, e não como uma despesa lançada no financeiro tradicional.

Esse modelo é mais indicado para comissões internas, ou seja, quando quem recebe é um colaborador fixo da empresa, como vendedores registrados ou prestadores de serviços recorrentes que atuam dentro da operação.

Com esse  modelo de controle de comissões internas você pode optar por duas formas de pagamento: por “regime de caixa” ou por “regime de competência”.

  • No regime de caixa, o pagamento da comissão ao vendedor entra toda vez que o cliente pagar o boleto referente ao serviço prestado.
  • No regime de competência, o compromisso de pagamento da comissão ao vendedor é gerado no mesmo momento em que a nota fiscal é emitida.

Ainda, você pode definir se o pagamento será por valor ou porcentagem, adicionar vários vendedores na mesma comissão diferenciando a porcentagem ou valor que cada um deve receber, a vigência da comissão, adicionar observação se necessário e depois é só salvar. Assim, o vínculo entre a comissão do vendedor com o contrato em questão já é gerado, após, basta faturar o contrato.

Acesse relatórios de extrato financeiro do vendedor

Acessando o relatório você consegue ter uma visão ampla tanto dos pagamentos vinculados ao modelo de comissionamento como aqueles que ainda possuem vínculo com o contas a pagar.  Sendo assim, neste relatório você consegue, ainda, entender como está o pagamento, se existe algo pendente, se tem clientes inadimplentes e quais são as próximas comissões a serem pagas para o vendedor selecionado.

Ou seja, controle total para não ser pego de surpresa e assim, ter um planejamento financeiro eficiente e que realmente funciona.

Por que tirar o pagamento de comissões internas do “contas a pagar”?

Talvez você esteja se questionando: “Mas por que eu deveria tirar o pagamento das comissões dos meus vendedores internos do contas a pagar?” E eu te digo que, ao desvincular o pagamento de comissões internas do contas a pagar, você consegue ter uma maior previsibilidade no fluxo de caixa da sua empresa, o que te ajudará a tomar decisões mais assertivas e rápidas.

Além disso, distinguir os custos reais da empresa e os custos com pagamento de comissão é essencial para saúde financeira do seu negócio.

Quer saber mais? Fale com nossos consultores e conheça o Questor Negócio.