Inadimplência: Confira 4 estratégias para garantir que seus clientes paguem em dia
Segundo o mapa da inadimplência referente a julho de 2023, divulgado pelo SERASA, mesmo com uma queda de 34 mil em relação ao mês anterior, ainda há mais de 71 milhões de brasileiros inadimplentes.
Empreender no Brasil é um grande desafio, pois, além dos inúmeros tributos que precisam ser pagos e as diversas mudanças na legislação, também é preciso lidar com a inadimplência dos clientes. Esse é um grande problema, já que prejudica a saúde financeira da empresa, pode gerar conflitos com clientes e fornecedores e, até mesmo, uma ruptura de relações.
O cenário da inadimplência no Brasil é preocupante se comparado ao ano de 2022. Como é possível observar no Mapa da Inadimplência no Brasil, divulgado pelo SERASA, onde aponta que até julho de 2023 o número de inadimplentes vem superando o ano anterior. Mais de 43% da população está com as contas atrasadas e o estado do Rio de Janeiro lidera o ranking de inadimplência, como aponta a pesquisa.
Desta forma, a gestão financeira opera como parte vital da sua empresa, sendo que uma das rotinas é a cobrança de clientes. Sabemos que esta é uma tarefa um tanto quanto desconfortável de se fazer, porém, é essencial para a sobrevivência dos negócios. Por isso, separamos 4 dicas essenciais para te ajudar a diminuir a inadimplência, proteger a sua empresa e a relação com seus clientes.
Conheça as principais causas de inadimplência no Brasil e como ela impacta a sua empresa!
A CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) em parceria com a Offerwise Pesquisas, divulgaram uma pesquisa em abril de 2023 apontando as principais causas da inadimplência. Dos entrevistados, 18% informaram que a diminuição da renda é um dos grandes fatores para as dívidas em atraso.
Outro fator são os imprevistos, como: problemas com saúde, morte, manutenção de casas ou carros, sendo apontados por 17% dos entrevistados. Além disso, outros pontos importantes mencionados foram, 14% desemprego, 13% preços altos e 12% a falta de controle financeiro.
É claro, todos estamos sujeitos a passar por imprevistos e é por isso que ter um controle financeiro e um planejamento é importante. Mas, sabemos que não é possível controlar o comportamento de seus clientes ou impor como regra o planejamento financeiro. Só que quando os clientes ficam inadimplentes com a sua empresa, o fluxo de caixa sofre alterações, o que, consequentemente, aumenta o risco de atrasos no pagamento de funcionários ou dívidas com fornecedores.
Além disso, convenhamos, você também quer ter lucros, não é? Afinal, você abriu sua empresa pensando na prosperidade, não apenas em pagar contas. Ou seu objetivo é passar o mês inteiro correndo atrás de clientes e renegociando com seus fornecedores? Acreditamos que não.
Independente do tamanho da sua empresa, não ter um fluxo de caixa saudável vai trazer diversas consequências. Para micro e pequenas empresas, que nem sempre possuem reservas financeiras, isso pode ser o decreto do fim dos negócios. Para as médias e grandes empresas, o problema maior se dá na queda de recursos para compra de matéria-prima. Contudo, isso leva à redução da produção, atrasos nas entregas de pedidos aos clientes e prejudica os relacionamentos.
Mas você, gestor, não precisa deixar chegar neste ponto. Existem algumas ações que você pode tomar para evitar a inadimplência e assegurar o funcionamento pleno da empresa. Assim, garante também o bom relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários.
4 dicas para diminuir a inadimplência
DICA 1 – Consulte se seu cliente é um bom pagador:
Antes de efetuar a venda, consulte o nome do seu cliente no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), Serasa, ou outros disponíveis. Essa é uma forma de você garantir que está vendendo para alguém que cumpre com as dúvidas.
Também, evita realizar vendas, principalmente de forma parcelada, para clientes com histórico de inadimplência.
DICA 2 – Determine um processo de cobrança:
Realizar a cobrança pode ser bem desagradável, para ambas as partes, mas é importante e deve ser feito. Aqui a comunicação amigável é o maior segredo. Estabeleça uma rotina e tenha o controle de quem são seus credores. Assim, você poderá efetuar a cobrança, ficando a seu critério, os dias, conforme o seu planejamento.
Outro ponto importante e que você pode adotar é, enviar um lembrete de que o pagamento está próximo do vencimento. Assim sendo, você evita dores de cabeça e também o pagamento de multas por parte do seu cliente.
DICA 3 – Esteja aberto a negociação:
Seja flexível! Se preciso, renegocie prazos e valores conforme as suas possibilidades e necessidades do cliente. Inclusive, pode ofertar uma negociação para quitação de dívidas sempre que julgar necessário.
Desta forma, evita ficar sem receber e preserva o bom relacionamento.
DICA 4 – Ofereça vantagens para clientes com o pagamento em dia:
Benefícios sempre são bons e todo mundo gosta, por isso, promova vantagens, brindes, sorteios, qualquer ação que beneficie seus clientes que não perdem os prazos. Essa é uma forma de reconhecimento, agradecimento e fortalecimento da relação de vocês.
Automatize a cobrança e tenha controle sobre os inadimplentes
A automatização está aí e você pode usar ela para facilitar o seu dia a dia, na verdade, não só pode como deve. Hoje, existem muitas formas de melhorar e otimizar a gestão empresarial, propiciando que você evite problemas e prevenindo situações desgastantes. Também, possibilitam a obtenção de dados e informações com mais facilidade e praticidade para tomar decisões estratégicas.
Utilizando as dicas que demos acima, junto da automatização de processos, seus negócios fluirão com tranquilidade e você terá mais segurança na operação, além de um maior controle no fluxo de caixa. Dessa forma, a previsibilidade financeira se tornará realidade na sua empresa.
Prestadores de serviços, podem contar com um sistema de gestão de contratos e receita recorrente que auxilia com manutenções, faturamento, financeiro e ainda, possui régua de cobranças. Sim, estamos falando do Questor Negócio. Uma solução eficiente e robusta com a facilidade de programar o envio de lembretes de prazos de vencimento e de contas atrasadas aos seus clientes.
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