loco CAQ

CENTRAL DE ATENÇÃO QUESTOR

Previous slide
Next slide
Participe do grupo do WhatsApp da Questor e fique por dentro de todas as novidades de forma prática

Notas Técnicas

Prezado cliente, informamos que podem existir limitações de acesso ao PGDAS na rotina do Simples Nacional através da integração manual, devido aos bloqueios de robotização. A Receita Federal Brasileira está atuando para inibir a robotização paralela a sua solução (consulte aqui: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/noticias/2023/agosto/gov-br-limitara-acesso-robotizado-para-garantir-a-disponibilidade-dos-servicos-publicos-digitais)

Recomendação: Nesse caso, orientamos o uso da API PGDAS no menu do sistema desktop. Outra opção é contratar o Integra Contador, ferramenta da Receita Federal em parceria com SERPRO. Seguem abaixo documentações de como conduzir com os recursos disponíveis:

Questor Envio API Individual- https://docs.questor.com.br/docs/fiscal/menu_declaracoes

Questor Envio automatizado – https://docs.questor.com.br/docs/fiscal/automatizacao_do_simples_nacional

Através da integração entre a SERPRO e a Questor (que já está disponível para você), as chances de ficar com serviços parados ou atrasados reduz drasticamente. Contrate agora diretamente pela SERPRO, através do link:

https://www.loja.serpro.gov.br/integracontador

Para entender mais como funciona essa conexão entre Questor e SERPRO, recomendamos a leitura dos conteúdos:

https://docs.questor.com.br/docs/fiscal/api-integra-contador

https://docs.questor.com.br/docs/folha-de-pagamento/folha-areatrab-guias-automatizadas-integracontador-dctfweb

 

Agradecemos sua compreensão.

Atenciosamente, Questor Sistemas.

Implementamos recentemente no Questor, a automatização do cálculo do Crédito Presumido dos Tratamentos Tributários Diferenciados (TTDs) 409, 410 e 411 para o Estado de Santa Catarina, facilitando a gestão tributária dos impostos estaduais. 

Para utilizar essa funcionalidade, é necessário optar pelo Crédito Presumido TTD na rotina Impostos > Estaduais > ICMS/SC > Optante pelo ICMS/SC. Após essa escolha, deve-se configurar o TTD em Impostos > Estaduais > ICMS/SC > Crédito Presumido TTD. 

A configuração é feita em dois passos: no Passo 1, realiza-se a parametrização das Operações e Naturezas; no Passo 2, relaciona-se a regra criada no Passo 1 a Produtos ou NCMs.

Quando os impostos estaduais são apurados, o valor do Crédito Presumido TTD configurado é automaticamente criado em Complementares, Outras Operações e no Quadro 15 da DIME. 

O sistema Questor oferece uma configuração simples que possibilita a apuração automática, estornando os débitos e créditos de produtos vinculados aos TTDs, calculando o Crédito Presumido e ajustando dados no SPED Fiscal e DIME. Isso assegura que todos os processos sejam realizados com precisão e em conformidade com a legislação.

Confira todas as informações e passos importantes para essa configuração no Questor Docs: https://docs.questor.com.br/docs/questor-cloud/cloud-icmssc-ttd

Prezado cliente,

Gostaríamos de informar que a partir dessa segunda-feira, 06 de maio, estaremos descontinuando o uso do e-mail servicos@questor.com.br para solicitação de serviços orçados. Em vez disso, implementamos um novo canal de atendimento para sua conveniência.

Por favor, a partir de agora utilize o seguinte link para solicitar serviços orçados: https://wkf.ms/3u7FCFv

Este canal abrange uma variedade de serviços, incluindo treinamentos adicionais, relatórios personalizados, layout e instalações de servidor.

Continuaremos a oferecer atendimento excepcionais através desse novo canal.

 

Agradecemos pela sua compreensão e cooperação.

Atenciosamente, Questor Sistemas.

Gostaríamos de informá-los sobre uma atualização importante referente à desoneração da folha de pagamento, que pode impactar diretamente sua empresa.

☑️ Decisão do STF sobre a Desoneração da Folha de Pagamento

Em nota publicada no dia 18/05/24, a Receita Federal divulgou que o ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu adiar por 60 dias os efeitos da decisão cautelar na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7633, relativa à Lei n° 14.784/2023.

Essa lei prorroga a desoneração da folha de pagamento de municípios e de diversos setores produtivos até 2027. Para mais detalhes, leia a nota completa: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/noticias/2024/maio/nota-de-esclarecimento-1

☑️ Orientações – Retificação das declarações abril/2024

A Receita Federal destaca que as empresas e municípios beneficiados pelas desonerações podem retificar as declarações (DCTFWeb/eSocial/EFD-Reinf) relativas ao mês de abril de 2024, prestadas até o dia 15 de maio, para que o recolhimento do tributo com vencimento até o dia 20 de maio seja feito conforme a norma aplicável.

☑️ Procedimentos a serem adotados no eSocial

Diante da decisão do STF e das orientações da Receita Federal, orientamos que as empresas, órgãos gestores de mão de obra (OGMO) e municípios sigam os procedimentos descritos na pergunta “10.37” no link: https://www.gov.br/esocial/pt-br/empresas/perguntas-frequentes/perguntas-frequentes-producao-empresas-e-ambiente-de-testes#10–remunera–o–pagamento-e-encerramento-de-eventos-peri-dicos

Atenciosamente,

Questor Sistemas

Ministério do Trabalho e Emprego prorrogou o prazo de inscrição do DET (Domicílio Eletrônico Trabalhista) para quem é MEI (microempreendedor individual) e empregador doméstico. O prazo encerrava dia 1º de maio. Passou para 1º de agosto.

O DET é o novo canal de comunicação trabalhista entre os auditores fiscais do trabalho e os empregadores. 

Para mais informações sobre o DET e os prazos leia o texto do blog: https://www.questor.com.br/det-o-que-e/ 

Fonte: https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/servicos/empregador/domicilio-eletronico-trabalhista-det/comunicados/edital-sit-no-04-2024-alteracao-do-cronograma-do-det

🚨 Atenção, contadores e empresas de todo o Brasil! O prazo para o registro no Domicílio Judicial Eletrônico (DJE) está se aproximando: até 30 de maio de 2024, grandes e médias empresas precisam se cadastrar. Após essa data, o registro se torna obrigatório, com penalidades para os atrasados.

O DJE 📲, iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), centraliza comunicações de processos judiciais, tornando mais ágil o acompanhamento de processos, citações e intimações.

Diante desse desafio, agora o Questor Caixa Postal, permite monitorar e gerenciar notificações do DJE em um único ambiente, simplificando o acesso e garantindo que você não perca nenhuma comunicação importante.

Descubra mais sobre como se manter à frente nesse cenário e evitar penalidades com a ajuda do Questor. Acesse nosso blog (https://www.questor.com.br/cadastro-dje/) para mais informações sobre essa nova plataforma.

Prezados clientes, a RFB segue com as tratativas de bloquear acesso a robotização aos seus portais (https://www.gov.br/gestao/pt-br/assuntos/noticias/2023/agosto/gov-br-limita-acesso-robotizado-para-garantir-maior-disponibilidade-de-servicos-digitais). Com isso, recomendamos o uso do Integra Contador, uma ferramenta da SERPRO e da Receita Federal, que pode ajudar a evitar atrasos nos serviços. É uma boa alternativa porque a Receita Federal está ajustando o acesso para evitar o uso de robôs que não sejam o próprio Integra Contador disponível na SERPRO.

Através da integração entre a SERPRO e a Questor (que já está disponível para você), as chances de ficar com serviços parados ou atrasados reduz drasticamente. Contrate agora diretamente pela SERPRO, através do link:
https://www.loja.serpro.gov.br/integracontador

Para entender mais como funciona essa conexão entre Questor e SERPRO, recomendamos a leitura dos conteúdos:
https://docs.questor.com.br/docs/fiscal/api-integra-contador
https://docs.questor.com.br/docs/folha-de-pagamento/folha-areatrab-guias-automatizadas-integracontador-dctfweb

Agradecemos sua compreensão.
Atenciosamente, Questor Sistemas.

Receba por e-mail as nossas novidades e notícias do mercado.

Saiu na Versão

Confira as novidades e atualizações nos sistemas da Questor!

Questor Gestão Contábil – Versão 24.4.0.3

Confira todas as novidades que estão disponíveis no Questor Contábil e seus diversos módulos. Clique aqui

Questor Gestão Contábil – Versão 24.4.0.2

Confira todas as novidades que estão disponíveis no Questor Contábil e seus diversos módulos. Clique aqui

Questor Gestão Contábil – Versão 24.4.0.1

Confira todas as novidades que estão disponíveis no Questor Contábil e seus diversos módulos. Clique aqui

Automatize totalmente e entrega da DCTFWeb: entenda!

Novidades Questor

Desde março desse ano, empresas brasileiras tem a obrigação de entregar o FGTS Digital, iniciativa que visa modernizar a gestão e o recolhimento do FGTS, tornando os processos mais ágeis, seguros e menos burocráticos.

Leia mais: https://www.questor.com.br/fgts-digital-inicia-em-marco/

Para atender a essas novas demandas, implementamos mudanças no sistema para facilitar as conferências e garantir a conformidade com as últimas atualizações.

Dentre elas, a partir da versão 24.3.0.4, uma nova funcionalidade que permite a geração e envio automático da guia do FGTS Digital ao cliente.

➡️ A rotina já está disponível no menu Áreas de Trabalho > Guias Automatizadas.

Com uma simples configuração inicial, após realizar os fechamentos mensais, o Questor fará a busca da guia do FGTS Digital no site e realizará o envio para o cliente por meio do e-Doc, módulo do Questor Zen.

A nova funcionalidade realizará a geração e a captura da guia parametrizada. Para utilizar a rotina de automatização da geração e envio da guia é necessário que a empresa/escritório utilizem o e-Doc, do Questor Zen.

Acesse a documentação: https://docs.questor.com.br/docs/esocial/areatrab-guias-automatizadas-dctfweb

Fique por dentro de todas as mudanças da nova plataforma do FGTS Digital e aprenda a utilizar os recursos no seu sistema contábil com os cursos disponíveis na Universidade Questor.

Acesse a Universidade. https://universidade.questor.com.br/e/77128-eads-folha-de-pagamento/learn?learn_origin=my-contents

A nova ferramenta para Consulta de Certificados Digitais centraliza todos os certificados em um único local, oferecendo uma visão clara e atualizada de cada um. O que colabora com a rotina dos contadores, que precisam verificar a validade, realizar exclusões ou inclusões de certificados de seus clientes de forma rápida e sem complicações.

Por meio de um painel de gestão visual, é possível ver rapidamente o status dos certificados ativos, prestes a vencer e vencidos. Essa categorização ajuda na identificação proativa de certificados que precisam de renovação ou substituição, garantindo que todos os processos eletrônicos permaneçam ininterruptos. 

Leia mais sobre a novidade no blog: https://www.questor.com.br/consulta-de-certificado-digital/

Você sabia? Desde setembro de 2023, a emissão de Notas Fiscais de Serviço Eletrônicas ( NFS-e) mudou para o MEI. 📜

➡️ Agora tudo é feito pelo portal da RFB, adotando o padrão nacional.

Além disso, algumas prefeituras também já estão aderindo ao projeto, de forma não obrigatória, ou seja, os municípios podem optar por adotar o modelo nacional ou continuar com seu próprio layout.

Acontece que com essa mudança, os contadores vão precisar se adaptar a um novo sistema. Trabalho redobrado! 🤯

Pensando nisso, a Questor conta com uma ferramenta que facilita todo esse processo, realizando a busca e captura automática das notas no portal nacional. No Blog, você entende mais sobre essa funcionalidade.

Leia aqui.

Recentemente realizamos a implementação de uma funcionalidade no Questor Cloud, a “Manutenção de Dados, muito conhecida pelo atalho no sistema – Ctrl+K”. 

Essa função tem por objetivo proporcionar um meio eficiente e ágil de realizar atualizações em massa nos registros do sistema.

O seu propósito é otimizar o processo de alteração nos cadastros, permitindo uma gestão mais dinâmica e precisa dos dados.

No momento, está disponível para os cadastros de Produtos, Tabela Contábil, Naturezas, Entradas e Saídas, Moedas e Históricos Contábeis, mas logo outros cadastros serão adicionados à lista. Fique atento às nossas comunicações. 😉

Para que você comece a utilizar esse recurso hoje mesmo, fizemos um passo a passo de como utilizar essa funcionalidade, além de um vídeo bem explicativo com mais informações, clique no link e leia!

VEJA O PASSO A PASSO

Aproveite a praticidade que esta nova funcionalidade oferece. Entre em contato com nosso Suporte para mais informações ou em caso de dúvidas.

Atenciosamente,

Questor Sistemas. 

Calendário das Obrigações

CONFIRA O PRÓXIMO EAD DA QUESTOR

Questor EAD

Universidade Questor

Conheça a Universidade Questor, um centro educacional dos produtos da Questor com foco em desenvolver usuários do sistema a serem ainda melhores e aptos a resolver suas demandas diárias..

Questor Docs