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COMO PRECIFICAR SEUS SERVIÇOS DE FORMA CORRETA EM UM MERCADO COMPETITIVO

Prestar um serviço envolve muito mais do que a mão de obra, é preciso de materiais, conhecimento, sistemas e outras pessoas por trás da operação em si. Por isso, saber precificar seus serviços vai além de  colocar um preço, ela é uma estratégia para manter a sua empresa competitiva no mercado.  

Precificar um serviço de forma correta envolve diversos fatores, como veremos abaixo, mas um de extrema importância é o consumidor. Compradores sempre são muito sensíveis a mudanças bruscas de preços, e tendem a optar por aquele que oferece o mais barato.

Claro, isso não quer dizer que você precisa ser o mais barato de todos, mas sim, que precisa ter uma tabela de preços bem definida. Desta forma, não sairá no prejuízo por cobrar um valor abaixo do necessário, mas também, não vai afastar possíveis clientes por cobranças exageradas e fora da realidade do mercado. 

DIFERENÇA ENTRE PREÇO E VALOR

Você já deve ter ouvido falar sobre dar valor a um produto ou serviço. Diferente do preço que literalmente é o custo que o produto ou serviço tem para quem vai adquirir, o valor é uma forma de percepção. Ou seja, os benefícios que ela terá ao contratar o seu serviço pelo preço ofertado.

Definir o valor da sua prestação de serviço é uma maneira de se diferenciar da concorrência e sair na frente. Isso porque você estará entregando o mesmo serviço, com mais benefícios, ou pelo menos benefícios relevantes para o consumidor pelo mesmo preço do mercado.

Desta forma, é importante conhecer  seu público, para entender qual benefícios poderá oferecer pelo preço de mercado que os concorrentes praticam sem sair no prejuízo. Observar o mercado é um dos grandes segredos.

O QUE CONSIDERAR NA HORA DE PRECIFICAR SEUs SERVIÇOs

Faça uma precificação justa com você e com os seus clientes, existem algumas questões a serem consideradas, como:

A concorrência:

Ela não deve ser o ponto decisivo para precificação, mas você deve ficar atento aos preços que a sua concorrência está exercendo. Esta prática te ajuda a entender não somente o preço, mas a identificar o público e tentar entender qual o valor percebido que eles têm a respeito da concorrência.
Com isso, você pode identificar quanto e quais benefícios pode inserir na sua prestação de serviços para ficar competitivo.

Custos e Despesas: 

Toda empresa, seja ela do tamanho que for, tem custos e despesas mensais, podendo ser fixos ou variáveis, para se manter operando e conforme as leis. Pode parecer igual, mas não é. Custos são os valores relacionados aos recursos diretamente ligados à prestação de serviços, como materiais, deslocamento, mão de obra, entre outros.
Despesas, são os gastos com o funcionamento da empresa, podendo ser fixos e os variáveis, como: aluguel, internet, funcionários, e outros. É importante considerar o pagamento de tributos nesse quesito também.

Defina uma margem de ganhos:

Independente da forma que você optar por cobrar os seus serviços, é preciso definir uma margem de quanto você gostaria de ganhar por hora. Não esqueça de ser realista, mas tente fazer uma conta simples, como: quanto você gostaria de ganhar por ano dividido por 2000 (horas úteis aproximadas trabalhadas em um ano com 365 dias), assim você terá uma média de quanto cobrar a hora.

Tenha orçamentos personalizados:

Cada cliente tem uma peculiaridade, por isso, ter uma tabela de preços que pode ser ajustada e um orçamento personalizado para seus clientes. Essa prática pode te ajudar na hora de fechar negócio. Ah, e personalizado nem sempre quer dizer que para cada cliente você precisa modificar todo o seu orçamento, mas você pode fazer “planos pré-definidos” para ofertar no orçamento. Desta forma, o cliente sente que está no controle e você sai ganhando.

COMO PRECIFICAR SEUS SERVIÇOS

Existem duas formas de precificar o serviço prestado: por hora trabalhada ou um preço fixo por tipo de serviço. Mas é importante que mesmo que você opte por sobrar por preço fixo, tenha calculado o preço por hora trabalhada. 

Preço por hora trabalhada:

Estipule o total que pretende receber por mês, já calculando custos, despesas, tributos, materiais, gastos fixos e variáveis, entre outros, os dias que irá trabalhar e o número de horas trabalhadas. Depois divida o valor pelo número de horas/mês e você terá o resultado, veja um exemplo:

R$7.000,00 (valor que quer receber mensalmente) ➗ 160 (8 horas por dia x 5 dias por semana x 4 semanas no mês) = R$43,75 é o valor a ser cobrado por hora trabalhada.

Preço fixo por tipo de serviço:

Neste formato, é estipulado um valor fixo a ser cobrado pelo tipo de serviço prestado, não limitando um número de horas para essa cobrança. Mesmo assim, é importante ter o cálculo da hora de trabalho, porque para calcular o preço a ser cobrado, é preciso estipular o tempo que leva para executar cada tipo de serviço que presta e depois multiplicar pelo preço da sua hora de trabalho.

A vantagem da precificação fixa é que você pode criar uma tabela de preços, o que ajudará na hora de prospectar clientes.