Gestão Empresarial Mercado
ordem de produção em cascata

Ordem de produção em cascata: Aumente a produtividade na sua indústria.

É fato que a rotina de indústrias em plena produção precisa de organização, assim, as metas podem ser batidas e a sua capacidade totalmente utilizada. Por isso mesmo, ter eficiência na realização das tarefas é um dos grandes segredos e, ao mesmo tempo, desafios dos gestores e líderes de produção.

Desta forma, muitos gestores têm buscado por estratégias e métodos que agilizem os processos, tornando-os mais eficientes, ágeis e garantindo um resultado com excelência. Até mesmo, porque visto como o mercado se torna cada dia mais competitivo, agilidade na entrega da produção, aliado ao bom atendimento e qualidade dos produtos se torna um enorme diferencial. 

Para você entender melhor o que é a ordem de produção em cascata, quais seus benefícios e como aplicá-la na sua indústria, preparamos este artigo. Continue lendo e comece a implementar esse método dentro da sua indústria e, no final, temos uma dica de como tornar o que já é bom em algo ainda melhor e mais surpreendente.

Afinal, o que é o método de produção em cascata?

Sendo um dos métodos mais antigos e que inclusive deu início a muitos outros, o modelo de produção em cascata está presente em diversos segmentos, ele faz parte da gestão de projetos. O modelo cascata teve como base para sua criação os projetos realizados no desenvolvimento de softwares, que possui um método que se segue para todas as etapas do projeto. 

Em comparação, pode-se dizer que, basicamente, é um roteiro onde fica estipulada as etapas do processo, como elas devem ser feitas, o que precisa para que tudo seja realizado, e assim por diante. Ele serve principalmente para garantir uma unidade na produção, fazendo com que exista uma padronização e qualidade na entrega dos produtos.

Também é importante destacar que, como segue um fluxo de trabalho, cada etapa só deve iniciar após a conclusão da etapa anterior e não é possível retroceder o processo uma etapa atrás. Como falado, o modelo cascata é linear e isso atrapalharia e modificaria todo o método. Por isso, é preciso que todas as etapas sejam extremamente bem especificadas. 

No setor industrial, especificamente, funciona da mesma maneira. O gestor deve emitir a ordem de produção em cascata após receber o pedido, incluindo os setores da indústria em que o produto deverá passar para ser confeccionado. Além disso, é preciso ter os todos os detalhes de cada etapa de produção, por exemplo, quais insumos são necessários, prazos e mais. 

Quais os benefícios desse método?

É inegável que organização é imprescindível em qualquer segmento. Inclusive, ter a gestão de projetos estruturada é uma das chaves para que o gestor tire o maior proveito da capacidade de produção. 

Ao adotar o modelo ordem de produção em cascata as indústrias podem obter diversos benefícios. Um deles é a maior produtividade e eficiência operacional. Isso porque o método de cascata adota um roteiro linear e de forma interligada, que uma etapa só inicia quando a anterior tiver sido concluída. 

Com o planejamento das etapas estabelecidos e os todos os detalhes listados e conferidos, a produção rende e segue o fluxo com fluidez e suavidade. Também, a partir de uma previsibilidade de itens necessários para a produção, o gestor reduz o tempo ocioso de sua equipe e ainda, melhora a sua gestão de estoque. Já que no momento em que for emitir a ordem saberá quais são as necessidades de reposição de estoque.

Outro benefício importante do método de produção em cascata é a melhora na qualidade do produto e de entrega. Pense o seguinte: se a produção segue um fluxo bem definido, não faltam insumos no meio das etapas e a equipe opera com segurança e com leveza. Desta forma, com certeza o resultado será um produto de extrema qualidade e entregue na data prevista, ou até antes.

Agora, junte todos esses benefícios e me diga: você sabe o que mais a indústria garante com isso? A satisfação do cliente!

Como começar a aplicar a ordem de produção em cascata na sua indústria

Agora que você conhece alguns benefícios e o que é a ordem de produção em cascata, você acha que esse é o método ideal para utilizar na sua indústria? Então precisa começar de algum lugar. Por isso, separamos algumas dicas de por onde começar, confira:

  • Mapeie o fluxo de produção na sua indústria: É importante começar por essa etapa. Identifique aqui as etapas, a operação, tempo para conclusão, dependências e outras informações necessárias.
  • Determine a sequência: Como você sabe, a ordem de produção em cascata é linear e uma etapa só inicia quando a anterior for concluída. Desta forma, trace uma sequência lógica e considere todas as informações que constam no fluxo.
  • Planeje a sua capacidade de produção: É importante se certificar da capacidade industrial para a produção. Neste contexto, ter o controle de estoque, mão de obra e outros recursos necessários ajuda o gestor a evitar interrupções e ociosidade na produção.
  • A comunicação é importante: Você já brincou de telefone sem fio? Pois é, se não houver uma comunicação eficiente, precisa e clara as coisas não acontecem como esperado. E isso resulta em uma falha que pode trazer prejuízos financeiros grandes. Por isso você deve manter todos os envolvidos a par do que precisa ser feito, envolva líderes, gestores, equipes, quem for preciso.
  • Sistemas podem ajudar: Contar com a tecnologia como aliada na indústria pode ser um grande diferencial. Hoje existem sistemas que auxiliam na gestão empresarial na totalidade, inclusive na gestão de estoque. Além disso, é importante ter um aliado para gerar as ordens de produção e permitir ao gestor uma visão mais ampla do funcionamento da indústria.
  • Monitore: Nem sempre tudo sairá 100% perfeito. Mas a partir do monitoramento de qualidade, tempo de entrega, funcionamento e outros é possível prevenir a ocorrência de problemas, ou, identificar gargalos.

Automatize o processo e seja ainda mais eficiente

Mesmo tornando a indústria mais eficiente, até mesmo por ser um método mais ágil de produtividade, muitas indústrias ainda emitem uma ordem de produção para cada setor em que o produto deverá passar, desde o início do processo até o final. O que resulta em muitas horas gastas em cima da produção de apenas um produto. 

Mas, no Gestão Empresarial da Questor o gestor conta com a rotina de “Ordem de Produção em Cascata”. Essa rotina vai agilizar o dia a dia e, com isso, colaborar para que seu tempo seja utilizado mais estrategicamente em outras demandas. 

A partir dessa funcionalidade, em poucos cliques é possível executar toda a linha de produção, de uma só vez. Também, se tiver cadastrada de forma completa e correta, todas as fichas técnicas e os produtos produzidos pela indústria, possibilita a redução da quantidade de cliques para apenas UM único clique.

Ao executar a ordem, o próprio Gestão Empresarial cria as subordens, alimentando a produção, o custo médio e a adequação ao bloco K do SPED Fiscal. Mas não para por aí, ao contar com o ERP da Questor, você garante o controle financeiro, de estoque, geração de relatórios, emissão de NF e muito mais.

Quer entender melhor como funciona? Assista ao vídeo!

Conheça mais sobre o Gestão Empresarial da Questor, acesse o nosso site e fale agora mesmo com um de nossos consultores.