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WhatsApp como estratégia de venda na sua empresa

O WhatsApp é uma verdadeira potência! Em 2023 o aplicativo de troca de mensagens já chegou aos mais de 5 bilhões de downloads na Play Store. Somente no Brasil são mais de 14 milhos de contas no aplicativo.

Além de facilitar a troca de mensagens, o WhatsApp mudou a forma de comunicação entre pessoas. É possível dizer que existem diversos fatores para explicar o sucesso do WhatsApp, mas com certeza um dos grandes benefícios do aplicativo é a troca gratuita de mensagens entre os usuários. 

Também, é claro, pelo fato de ser um aplicativo de smartphone e hoje quase todo mundo possui pelo menos um celular. Além disso, ainda possibilita o acesso por meio de computador, aumentando ainda mais o seu alcance. 

Pouco tempo atrás, trocar mensagens entre telefones era cobrado pelas operadoras e, muitas vezes, o valor cobrado para isso era bem alto. Além disso, quando o telefone celular ainda estava iniciando no mercado e havia muitas limitações no seu uso, existiam outras ferramentas exclusivas para uso no desktop, como MSN (que nostalgia!), o ICQ, mIRC, Chat Uol entre muitos outros.

Tendo hoje uma ferramenta que facilita a comunicação, não só entre amigos e familiares mas também entre empresas, profissionais e clientes, é preciso utilizar o WhatsApp com sabedoria e muita estratégia. Até porque ele é uma excelente opção de estratégia de venda, para  sua empresa. É sobre isso que iremos falar neste texto. 

Por que o WhatsApp pode ser usado na estratégia de vendas?

Em uma pesquisa recente realizada pela Mobile Time, descobriu-se que cerca de 94% dos usuários brasileiros acessam o aplicativo todos os dias. Ou seja, seu público provavelmente está lá.

Além disso, também foi divulgado que pelo menos 80% dos usuários já entraram em contato com alguma empresa através do WhatsApp, e é fácil de entender o porquê. O WhatsApp dá a sensação de um atendimento mais ágil, humanizado e atencioso e isso é tudo que o seu cliente busca.

Outro dado é ideal para entender o porquê eles mais entram em contato com as empresas pelo aplicativo: 

  • 85% dos participantes responderam que entram em contato com empresas pelo WhatsApp para tirar dúvidas e receber informações;
  • Outros 75% buscam por suporte técnico e; 
  • 63% para comprar produtos ou serviços.

WHATSAPP: Um aplicativo, muitas vantagens

É claro que não faltaria uma versão do aplicativo Business que é ideal e repleta de recursos para o empreendedor. Inclusive, segundo o diretor do WhatsApp Brasil, Guilherme Horn, mais de 5 milhões de pequenas e médias empresas usam o WhatsApp Business como canal de venda e comunicação. 

Além de colocar a sua empresa em contato com diversos clientes através do aplicativo que contém o maior número de usuários, você obtém muitas outras vantagens. Vamos ver algumas possibilidades do aplicativo para você usar nas suas estratégias de vendas?

Transferências e pagamentos

Em março de 2023 o Banco Central autorizou a realização de pagamento e transferências diretamente pelo WhatsApp. Os pagamentos podem ser realizados com cartão de crédito, débito e pré-pago, porém apenas das bandeiras MasterCard e Visa.

Catálogo de produtos

Um recurso sensacional para quem vende produtos ou tem um catálogo de serviços estruturado. No WhatsApp Business é possível criar um catálogo virtual onde você pode adicionar as fotos dos produtos, o valor, a descrição e o cliente pode fazer a compra diretamente por ali. 


Conta comercial com descrição da empresa e geolocalização

Sim, você pode adicionar a descrição da sua empresa, contendo o que você faz, horário de atendimento, e-mail, usuário do Instagram e também, caso tenha uma loja física, pode adicionar a localização. Isso vai facilitar ainda mais o atendimento ao cliente e dar mais credibilidade para a sua empresa.

Mensagens automatizadas e personalizadas

Essa funcionalidade permite que personalize mensagens de “Boas-vindas” e de ausência, por exemplo. Assim quando um cliente te chamar no final de semana ou fora do horário de expediente, não ficará no “vácuo” ou achará que você não quer responder. 

Inicie conversas a partir de anúncios

Você costuma anunciar nas redes sociais? Então saiba que pode conduzir seus clientes diretamente para o WhatsApp da sua empresa, assim você agiliza a comunicação e pode fechar uma venda muito mais rápido.

Expanda seu negócio e fique mais próximo dos seus clientes COM O wHATSaPP

Empreendedor, sabemos que você pode estar já utilizando o WhatsApp para contato com seus clientes. Mas essa é uma ferramenta preciosa e por isso merece atenção e uma estratégia bem definida. 

Dessa forma, reúna sua equipe, entenda quais pontos pode melhorar no WhatsApp Business da sua empresa, veja quais são as informações que faltam e se o seu catálogo está atualizado. E ainda, busque acompanhar tendências e entender o que seus concorrentes estão fazendo e o que há de novo no WhatsApp, eles estão sempre trazendo novidades e atualizações para ajudar o empreendedor. 

Esperamos que esse blog tenha te ajudado a entender melhor por que investir estrategicamente no WhatsApp em seu negócio é importante.