Empresarial P.E
pessoa emitindo notas fiscais

saiba quais são os 5 motivos para gerar notas fiscais em um ERP

É obrigação de todo empreendedor realizar a emissão de Notas Fiscais, esse documento tem como finalidade comprovar a venda de produtos e serviços. Além disso, ele é necessário para prestação de contas e comprovação na hora do pagamento de impostos.

No caso de MEI’s (Microempreendedores Individuais), apenas não há a obrigação de emitir nota fiscal, quando for uma venda para pessoas físicas. No restante, todos devem emitir notas fiscais a fim de cumprir com suas obrigações fiscais se não quiserem ter problemas maiores com a receita. Além de ter mais controle sobre seu setor financeiro.

Algo muito comum, se tratando de micro e pequenas empresas, é que a maioria ainda utiliza sites de prefeitura para emitir notas fiscais. Claro, é uma solução bem econômica. Porém, o empreendedor acaba perdendo no quesito produtividade, enquanto poderia estar em contato com um sistema de gestão empresarial (ERP) para isso.

sistema de gestão empresarial é um grande aliado do empreendedor.

Um sistema de gestão empresarial, além de apoiar o empreendedor na emissão de notas fiscais, centraliza todas as informações da empresa em apenas um local. Além disso, consegue gerenciar setores como faturamento, financeiro, estoque, compras, cadastro de clientes e muito mais em um único ambiente. Isso gera para a organização uma vantagem gigantesca. Por isso, com a centralização do acesso às informações você tem mais agilidade, e consequentemente a tomada de decisões se torna mais assertiva.

5 motivos para gerar suas notas fiscais em um ERP.

  1. Facilidade no cumprimento das obrigações fiscais: você sabe das constantes alterações na legislação brasileira, e por conta disso, muitas empresas acabam pagando multas por falta de conhecimento nas alterações. Emitindo notas fiscais em um ERP que se atualiza conforme as mudanças na legislação, você evita essas multas e fica em conformidade com a lei.

  2. Controle financeiro facilitado: Com a centralização das informações no sistema de gestão, você consegue ter um controle maior do fluxo de caixa da sua empresa. Assim, controlando as entradas e saídas, o empreendedor se torna mais estratégico na tomada de decisão.

  3. Redução de erros: em um sistema de gestão eficiente, as informações necessárias para emitir uma nota fiscal corretamente já vem como “preenchimento obrigatório”. Dessa forma, você reduz consideravelmente as chances de erros no preenchimento e até mesmo esquecimentos.

  4. Emissão fácil, melhorando sua eficiência: emitir uma nota fiscal manualmente, além de todos os riscos de erros de digitação ou esquecimento de preenchimento de campos específicos, pode tomar um tempo enorme do empreendedor. Assim, com um sistema de gestão, essa tarefa é feita em poucos cliques. E ainda, dependendo do sistema, ele ainda automatiza a emissão da nota, garantindo que você faça mais em menos tempo.

  5. Economia de tempo e melhor atenção aos clientes: melhorando a sua eficiência a partir da automatização e facilidade na emissão de notas fiscais, você está economizando o seu tempo, podendo aproveitá-lo melhor para atender seus clientes com mais atenção. 

O pequeno empreendedor precisa de um sistema eficiente para emitir suas notas fiscais e gerenciar sua empresa.

Enfim, agora que você já conhece alguns dos benefícios de emitir suas notas fiscais em um sistema de gestão, precisa colocar a mão na massa e entender qual é a melhor solução para o seu negócio. Portanto, busque por sistemas que atendam a legislação vigente, além de suprirem as suas necessidades de gestão.

A Questor tem a solução ideal para você, fale com os nossos consultores e conheça o Questor P.E.